A Ação Educativa, em parceria com 24 coletivos e artistas urbanos, realiza a 20ª edição do Dia do Graffiti na Cidade de São Paulo, reforçando a importância do graffiti como expressão cultural e ferramenta de transformação social. A programação gratuita e aberta ao público inclui exposições, intervenções em bairros periféricos, debates em diferentes endereços da cidade e um ato em defesa de políticas públicas para o Graffiti.

No dia 27 de março, a Funarte SP recebe mais de 50 artistas que participam da coletiva "Ocupa Funarte Dia do Graffiti!", sob curadoria de Kleber Pagu, artista e produtor de arte urbana. Ainda, às 16h, acontece a manifestação pelas políticas públicas voltadas ao Graffiti. No mesmo dia à noite, a sede da Ação Educativa recebe a exposição "O Poder do Graffiti", com o Coletivo Nice Crew. Já no dia 29, na Escola de Sociologia e Política, o artista Bonga Mac apresenta a mostra "Kombozas".
"O graffiti tem o poder de transformar paisagens, revitalizar comunidades e conectar pessoas de diferentes realidades. É uma forma de resistência, afirmação identitária e transformação social. Nesta edição, reforçamos o papel dessa arte como ferramenta de expressão e mobilização coletiva", destaca Eleilson Leite, historiador e coordenador de cultura da Ação Educativa.
Criado em 27 de março de 1988 e oficializado pela Lei Municipal 13.903/2004 em 2004, o Dia do Graffiti se consolidou como um evento essencial para a cena da arte urbana. Desde então, a Ação Educativa, que abriga o Espaço Cultural Periferia no Centro, tem promovido iniciativas que celebram essa manifestação artística em diferentes territórios da cidade.
Entre os colaboradores do evento, juntamente da ONG, estão Estilo Live Crew, Sapatão das Tintas, Bianca Kali, Salve Selva, André Firmiano, Nem Cola Crew, entre outros. "A 20ª edição do Dia do Graffiti reafirma a importância de ocupar os espaços urbanos com arte e promover o diálogo entre artistas, coletivos e a sociedade. Nosso objetivo é fortalecer o reconhecimento do graffiti como parte essencial do patrimônio cultural brasileiro e estimular políticas públicas que valorizem essa expressão", afirma André Firmiano, curador do evento.
Serviço
20ª edição do Dia do Graffiti na Cidade de São Paulo
Datas: 27 e 29 de março
Programação
27/03 (quinta-feira)
Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, SP)
● 15h – Abertura da exposição coletiva Ocupa Funarte Dia do Graffiti!
● 16h – Ato por políticas para o Graffiti
Espaço Cultural Periferia no Centro – Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque, SP)
● 20h – Abertura da exposição O Poder do Graffiti (Coletivo Nice Crew)
● 20h30 – Coquetel e discotecagem com DJ Gudera
29/03 (sábado)
FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Rua General Jardim, 552 - Vila Buarque, SP)
● 14h – Abertura da exposição Kombozas
● 14h30 – Intervenção artística com Bonga Mac
● 16h30 – Sarau Zona Ouro
● 17h – Show: Velho Oeste
Para mais informações, acesse: www.acaoeducativa.org.br.