A pandemia não interrompe a arte de Ivo Müller. O ator leva para o meio digital dois espetáculos entram em cartaz com transmissão pela internet. O primeiro é "RILKE", solo teatral com direção de Arieta Corrêa, com exibição pelo Instagram todas as segundas-feiras, a partir do dia 29 de junho. O segundo é "Cajas Chinas", uma produção argentina, com dramaturgia e direção de Kris Niklison, todas as quintas-feiras, a partir do dia 25 de junho, pela plataforma Zoom.
Ivo Müller em cena do espetáculo Rilke, que será transmitido por live em seu Instagram. (foto: Priscila Prade)
RILKE
Em um mundo dominado por ruídos, um homem busca o silêncio, essencial para conversar com deuses e anjos. A peça aborda o universo de um escritor que tenta produzir alguma obra artística, mas há cerca de um ano só consegue escrever cartas. É uma peça que mostra as reflexões trazidas pelo escritor sobre a solidão, a necessidade da reconexão do homem com a natureza e que caminhos seguir diante de um cenário de dúvidas e incertezas, questões que atingem diretamente o espectador de hoje.
A montagem faz parte de uma pesquisa de mais de dez anos sobre a obra do poeta, passou pela Biblioteca Mario de Andrade e Sesc Pinheiros. Inclusive, em 2010, Müller estreou o monólogo Cartas a um Jovem Poeta, que também se passava no universo do escritor. A obra de Rilke é uma das mais traduzidas, lidas e admiradas, em especial as Cartas a um Jovem Poeta. Nascido em Praga, em 1875, passou a assinar Rainer por influência da poeta e escritora russa Lou Andreas-Salomé, de quem foi amante (também amiga de Nietzsche e discípula de Freud).
Foi secretário particular do escultor Auguste Rodin, sobre quem escreveu um livro. Morreu em 1926, na Suíça, vítima de uma leucemia. Não há provavelmente outro autor que tenha deixado um rastro tão minucioso de sua vida como Rilke, não só em verso e prosa, mas principalmente na extensa obra epistolar: estima-se que tenha escrito cerca de onze mil cartas.
"A peça conversa com o que estamos passando. Rilke se isolava para escrever, mas se comunicava muito pelas suas cartas. É o que todos têm feito via internet durante a pandemia. A solidão era importante, uma oportunidade de olhar para si mesmo, tentar se entender e sair mais forte, buscar fonte de criação. A peça também traz esperança, a arte também tem esse papel, mais uma de suas qualidades diante da atmosfera atual", conta Müller.
As apresentações acontecem às segundas-feiras, com estreia no dia 29 de junho, por meio de uma live em sua conta pessoal no Instagram (@ivoomuller).
Cajas Chinas
A produção argentina já foi concebida diretamente para o ambiente digital, mais precisamente para a plataforma Zoom. A trama traz uma experiência virtual que flerta com cinema e teatro.
Em "Cajas Chinas", nada é o que parece ser. Um roubo acontece sem deixar nenhuma pista e na busca pelo dinheiro, todas as máscaras caem, e se questiona se tudo é real. Além de Müller, a montagem conta com Daniel Aráoz, Roly Serrano, Romina Gaetani, Sang Ming Lee e a própria Kris Niklison.
Niklison é internacionalmente premiada como cineasta, diretora de teatro, dramaturga, coreógrafa, diretora de fotografia e atriz. Desenvolveu sua própria linguagem teatral, apresentando seus trabalhos em 6 idiomas, em mais de 20 países em 4 continentes. Foi dirigida por Peter Greenaway, Dario Fo e protagonista do Cirque du Soleil.
As apresentações ocorrem todas às quintas-feiras às 22h, a partir de 25 de junho, pela plataforma Zoom.
Streamings e muito mais
Ivo Müller está em um momento com diversos trabalhos em andamento, inclusive nas plataformas de streamings. Hebe - A Série está disponível no Globo Play (Interpreta Carlucho, cabeleireiro da apresentadora); sua atuação em Tabu, filme de Miguel Gomes, pode ser vista no Mubi e Itunes.
Além disso, dois projetos estão paralisados devido ao Covid-19. A série O Anjo de Hamburgo, da TV Globo e Sony Entertainment Television, que está em processo de gravação. Já o documentário Cine Marrocos, de Ricardo Calil (Vencedor do Festival É Tudo Verdade 2019), deve ganhar uma data de lançamento após a pandemia. No projeto, Müller realizou a preparação do elenco formado por moradores da ocupação do antigo Cine Marrocos.
Serviços
RILKE
Segundas-feiras, às 21h, a partir de 29 de junho
Elenco: Ivo Müller. Direção: Arieta Corrêa. Duração: 60 minutos. Recomendação etária: 12 anos.
https://www.sympla.com.br/rilke
https://www.instagram.com/ivoomuller
www.ivomuller.com
www.vimeo.com/ivomuller
Preço: São diversos valores sugeridos como contribuição, mas também é possível assistir gratuitamente.
Cajas Chinas
Quintas-feiras às 22h a partir de 25 de junho.
Elenco: Daniel Aráoz, Roly Serrano, Romina Gaetani, Ivo Müller, Sang Ming Lee e Kris Niklison. Direção e Dramaturgia: Kris Niklison
https://www.ticketek.com.ar/cajas-chinas/live-streaming
Preço: 400 ARS (Pesos Argentino)
Comments