Neste sábado (19), das 9h às 18h, a Praça da Sé, em São Paulo, será palco do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, um evento que honra a memória das vítimas do Massacre da Sé em 2004. A iniciativa visa reivindicar direitos e cidadania para os que vivem em situação de rua e é organizada por movimentos sociais com apoio das principais Secretarias Municipais. Durante todo o dia, o projeto HUB da Cidadania – iniciativa da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) em parceria com o Instituto HEINEKEN, realizará atendimento aos catadores autônomos e individuais com o objetivo de promover o acesso a direitos e oportunidades.
No evento, o HUB da Cidadania promoverá uma oficina participativa. A atividade, marcada para às 15h, será conduzida pelos técnicos da Associação e permitirá que catadores e catadoras compartilhem suas histórias, construindo uma linha do tempo que destaca conexões e pontos em comum. Mais cedo, às 9h30 e 11h30, um representante da ANCAT terá um espaço para falar sobre o tema.
“A participação da ANCAT no evento é um testemunho do nosso compromisso contínuo em apoiar e ampliar a visibilidade dos catadores e catadoras em nossa sociedade. Essa iniciativa reflete nosso empenho em fortalecer e promover a inclusão por meio do HUB da Cidadania, valorizando esses profissionais tão importantes para a sustentabilidade e para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, afirma Roberto Rocha, presidente da ANCAT.
A edição deste ano promete uma variedade de atividades, incluindo apresentações artísticas, intervenções culturais e a oferta de serviços e cuidados. Entre os apoiadores confirmados estão nomes notáveis, como o Museu da Língua Portuguesa, o Serviço Social do Comércio (SESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Comitê Intersetorial da Política Municipal para População em Situação de Rua - Comitê PopRua, entre outros.
Sobre o HUB da Cidadania
Lançado no dia 26 de julho de 2023, o HUB da Cidadania é um escritório móvel de apoio gratuito e personalizado a catadores e catadoras de materiais recicláveis da capital paulista. O projeto foi concebido pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT em parceria com o Instituto HEINEKEN, com o objetivo de promover melhor perspectiva e qualidade de vida aos catadores (as) autônomos, reduzindo a situação de vulnerabilidade social por meio de atendimento com profissionais e orientadores de políticas públicas.
O projeto identifica as necessidades de cada cidadão para oferecer atendimento individualizado e, para isso, conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas.
Sobre a ANCAT
Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há mais de 20 anos, atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.
Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as). E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.
Comments