top of page

Férias no Museu das Favelas tem experiências culturais e lazer para todos os públicos

Antonio Montano

São Paulo é um destino repleto de possibilidades culturais para quem busca inspiração e descobertas. Com opções para toda a família, o roteiro inclui desde museus renomados a experiências únicas que destacam a diversidade e a criatividade da capital paulista. Neste período de férias, descubra a cidade de uma perspectiva única e transformadora. 


Programação de férias em um dos principais pontos turísticos de São Paulo tem exposições e festa temática. (Foto: Divulgação)

O Museu das Favelas, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pelo IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, agora localizado no Largo do Páteo do Colégio, no Centro Histórico, com uma rica programação é mais um destino turístico para visitar nas férias.


O Centro Histórico é conhecido por monumentos que contam a história tradicional da cidade, mas o Museu das Favelas traz uma nova perspectiva: a memória das favelas e periferias. Essa abordagem é reforçada por iniciativas como as novas exposições que acompanham a reabertura, como "Racionais MC's - O Quinto Elemento", que revela a origem, a intimidade, a trajetória e o processo criativo da maior banda de rap do Brasil. A exposição tem curadoria de Eliane Dias, e co-curadoria do rapper Vitinho RB e os jornalistas Jairo Malta e André Caramante.


  • "Sobre Vivências", exposição de longa duração que ocupa o 1º andar da nova sede, traz estéticas de artistas multiculturais que celebram a cultura, memória e cotidiano das favelas.


  • "Favela em Fluxo", exposição itinerante que encerra sua circulação em São Paulo, destaca a efervescência criativa das favelas brasileiras.


  • "Marvel – O Poder é Nosso", com obras produzidas no âmbito do Feira Preta Cria, antigo Afrolab, curso de capacitação para jovens negros em arte audiovisual e online, realizado em parceria com The Walt Disney do Brasil, KondZilla.


  • Festa de Favela: BAILE DO MIC,  dia 25 de janeiro, das 15h e às 17h30, é uma homenagem aos 471 anos da cidade de São Paulo. O Mic Aberto é uma iniciativa criada em 2023 para valorizar e destacar os talentos da cultura periférica. O evento contará com apresentações de 10 artistas independentes de hip-hop, rap e funk das quebradas paulistanas, resgatando e reafirmando o papel da cidade no surgimento da cultura hip-hop.  


A produção é realizada pelo Estúdio Fazendo Arte, do Jardim Fontális, fortalecendo o elo entre a cultura periférica e a memória coletiva da cidade. Essa ação integra o Favela Ocupa, programa de credenciamento e seleção de iniciativas educativo-culturais do Museu das Favelas.O Museu das Favelas vai além de um espaço de memória, ele contribui para um turismo de impacto social e cultural, destacando a força e a criatividade das periferias por meio de experiências interativas e obras de artistas emergentes. É um destino indispensável para quem deseja compreender a essência de São Paulo”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas. 


Em sua nova localização, o Museu das Favelas integra um circuito repleto de opções culturais, como o Páteo do Colégio, a Catedral da Sé, o Solar da Marquesa, o Farol Santander e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Muitos desses locais têm entrada gratuita, permitindo que visitantes explorem a cidade de forma integrada e acessível. Além disso, roteiros organizados pela Prefeitura de São Paulo, como o Triângulo Histórico, oferecem uma experiência única ao conectar diferentes espaços e histórias.


Serviço

Museu das Favelas

Largo Páteo do Colégio, 148 - Centro Histórico de São Paulo - SP

Entrada Gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h

Para mais informações, acesse:www.museudasfavelas.org.br 

Comments


bottom of page