A programação da série Dança #EmCasaComSesc, que traz coreografias inéditas ou adaptadas dos principais artistas da dança brasileira, está em nova fase, com a transmissão de espetáculos direto das unidades do Sesc na capital paulista, sem a presença de público no local e seguindo todos os protocolos de segurança. As apresentações são intercaladas com as lives realizadas na casa dos artistas ou em espaços culturais onde fazem residências artísticas ou ensaios. A série permanece às terças e quintas, às 21h.
Com esta mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher apresentações com formações maiores, que contarão com os recursos do palco, permitindo que os trabalhos possam ser executados na íntegra ou bem próximos da versão original. O formato híbrido, com a manutenção das performances que acontecem no ambiente domiciliar, possibilita que a série continue a oferecer encontros com artistas de outros estados ou em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir a possibilidade de se realizar as apresentações nos palcos das unidades do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural.
MASCARADO - Ägô pra falar, Ägô pra dançar, Ägô pra existir
Na terça-feira (24/11), a coreógrafa e intérprete Cristina Moura apresenta o espetáculo "MASCARADO - Ägô pra falar, Ägô pra dançar, Ägô pra existir", direto de sua casa, no Rio de Janeiro (RJ). A obra parte de inquietações da artista. Uma conversa em movimento, um compartilhamento em linguagem audiovisual para fazer contato, estar perto, estar em estado de criação e explorar no corpo e na imagem possíveis relações da cena com acontecimentos e questões do mundo hoje - e suas reverberações em um mundo interior. Visitando materiais de seu solo "Ägô" (2019), que servem de fonte para esta criação, Cristina faz uma dança de ancestralidade e contemporaneidade, de beleza e feiura, de fragilidade e força, de sentidos e insensatez. A obra evoca seres, festeja, multiplica, reza, comunica, lembra, inventa, renova, pergunta, provoca, grita, corre e sussurra em extratos de textos diversos combinados com seus movimentos e sua dança. Classificação: 14 anos.
"MASCARADO - Ägô pra falar, Ägô pra dançar, Ägô pra existir", de Cristina Moura, no dia 24/11.
(foto: Dalton Camargos)
Fandango a Céu Aberto
Quinta-feira (26/11), é a vez Cia. Oito Nova Dança apresentar, do Sesc Avenida Paulista, o espetáculo "Fandango a Céu Aberto". O trabalho, com direção de Lu Favoreto (também uma de suas intérpretes-criadoras) propõe uma releitura para a memória de um povo, o fandango caiçara, e expõe o trânsito entre tradição cultural e arte contemporânea, fazendo a aproximação de ambas no espaço cênico e urbano. A montagem acolhe aspectos do fandango original. O gênero musical e coreográfico, muito associado ao modo de vida da população caiçara do litoral do Paraná e São Paulo, possui estrutura complexa. Envolve diversas formas de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, que transformam, recriam e atualizam esta manifestação, ao mesmo tempo em que estabelece a relação entre arte, memória e sociedade. Fandango a Céu Aberto provoca o público a dançar e a se sentir num grande baile, mesmo à distância. Um fandango atravessado por corpos, tempos e espaços. Com os intérpretes-criadores Anderson Gouvêa, Camila Venturelli, Fabrício Licursi, Fernanda Gusso, Lu Favoreto e Raoni Garcia e os músicos Andrea Drigo, Alício Amaral e Pipo Pegoraro. Classificação: 14 anos.
Espetáculo "Fandango a Céu Aberto, da Cia. Oito Nova Dança, no dia 26/11. (foto: Adriano Millan)
Até o dia 19/11, o Dança exibiu 43 apresentações com audiência de mais de 75 mil visualizações. Já passaram pela série os bailarinos e coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, em espetáculo com fragmentos da pesquisa "Outras Formas"; Diogo Granato apresentou "Toda Vez que me Despeço"; a dupla Key Sawao e Ricardo Iazzetta trouxe a "Dança do Dia"; Rubens Oliveira fez sua estreia em espetáculo solo com "Makahla"; Morena Nascimento foi atração com a dança-improviso "MADEIRA, uma Dança para meu Pai"; Márcio Greyk apresentou "Solos de Laje"; Cristian Duarte mostrou "Home100"; Jussara Miller trouxe o solo "Proximidade, um Olhar para o Avesso"; Denise Stutz esteve com o espetáculo "3 Solos em 1 Tempo"; Celly IDD e DG Fabulloso - Clássicos do Passinho apresentaram "Passinho, Dança e Tela"; Cesar Dias apresentou "Ser"; Frank Ejara & Discípulos do Ritmo apresentaram "(Com)Fluência - Pocket"; Lu Favoreto mostrou "LÁ, Onde a Gente Dançava Sobre Espelhos"; Jorge Alencar e Neto Machado apresentaram "Biblioteca de Dança"; Luciane Ramos-Silva mostrou "Gabinete de Curiosidades"; Marina Guzzo performou "Floresta"; Letícia Forattini e Otávio Portela, da São Paulo Companhia de Dança, apresentaram "Cartas para um Outro Tempo"; Luis Arrieta performou "Casa Tomada"; Dudude Herrmann apresentou "Danças Guardadas pela Casa", Eliana de Santana apresentou "Agnes & Alice", Suely Machado mostrou "Memórias", Jorge Garcia fez "Plano Sequência/INDOOR", Nave Gris Cia Cênica apresentou "Mu Ntûnda", Fabrício Licursi performou "Dança para Esquecer o Vô", Estela Lapponi apresentou "Manifesto!!!", Mauricio Flórez mostrou "Bolero - Flórez para Ravel", o coletivo Zona Agbara apresentou "Engasgadas, um Ensaio para Regurgitar o Mundo"; Diane Ichimaru, da Confraria de Dança, fez Desatino, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias apresentou "Singularidades", a Companhia Perversos Polimorfos mostrou "Sampleando Homem Só", a Mimulus Cia de Dança apresentou "Fragmentos em Duo", o Ballet Stagium mostrou "Sonhos Vividos", a Companhia Híbrida apresentou "Na Contenção - Primeiro Olhar", o Camaleão Grupo de Dança mostrou "Verga", a T.F.Style Cia de Dança apresentou "ELO", Marcia Milhazes Cia. de Dança performou "Paz e Amor", o Grupo Vão mostrou "Move Cover", o coletivo Casa 4 apresentou "Casa4 em Casa" e a Cia Artesãos do Corpo atuou em "8 Meses em 2020". Serviço
Transmissões ao vivo permanecem no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc Ao Vivo
Comments