Para homenagear e relembrar a vida de mulheres que mudaram o mundo, as Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam, entre 13 e 20 de setembro, a contação Mulheres que fizeram história, com a atriz e contadora Maribel. A atividade é livre, gratuita e acontece nas unidades do Capão Redondo, Jardim São Luís, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã.
Inspirada no livro Infantil Histórias de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias, de Elena Favilli e Francesca Cavallo, a contação homenageia mulheres como Yoko Ono, Cora Coralina, Virginia Woolf, Maya Gabeira, entre outras. “Senti a necessidade de reforçar a potência delas na história e inspirar meninas a estarem no mundo com mais verdade e liberdade, ao mesmo tempo em que desconstruímos nos meninos a ideia de que somente homens são capazes de mudarem a história”, conta Maribel.
Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.
POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Serviço
Frida Kahlo, Malala Yousafzai e Virginia Woolf inspiram contação de história nas Fábricas de Cultura
13/9, quarta-feira às 10h – Brasilândia
14/9, quinta-feira às 10h – Vila Nova Cachoeirinha
15/9, sexta-feira às 10h – Jaçanã
19/9, terça-feira às 10h – Capão Redondo
20/9, quarta-feira às 10h – Jardim São Luis
Recomendação etária: 8 anos.
Inscrições nas bibliotecas (verificar por telefone a disponibilidade de vagas).
35 vagas. Duração: 120 min.
Foto: Divulgação.