Iishi Takahiro é o artista japonês que assina as obras Histórias de Ushiro. Aplicando a técnica da xilogravura, Takahiro conta pequenas histórias para complementar cada obra de arte. As obras ficam expostas na Galeria Spazio Surreale, de 6 a 30 de abril.
Ushiro, em japonês, significa parte posterior ou costas. Takahiro inicia a produção de sua arte através da fotografia das costas de uma pessoa. A partir da imagem, ele reproduz um desenho, entalha a figura em um bloco de madeira, mistura duas cores de tinta e aplica sobre um papel japonês utilizando um Baren, instrumento próprio para xilogravura. Após a impressão do desenho, com uma caneta de bambu, ele escreve pequenas histórias, que julga ser o drama enfrentado por cada pessoa retratada em suas obras.
Esta série de gravuras captura a triste realidade no Japão atualmente. Histórias de Ushiro é uma coleção de peças que representam os dramas na vida de mulheres, homens, idosos e jovens, através de suas costas.
Tradução do texto da obra acima:
"A mulher que atravessou o Estreito.
Era um apartamento de 3 dormitórios.
Custou 30 milhões de ienes. Atravessou o Estreito de Tsugaru atrás de um médico que tinha mulher e filho.
Está fazendo o exame de doenças associadas ao estilo de vida, no Centro de Saúde.
3 anos se passaram.
'Perdi a vontade de ir embora...' ”
“As costas deles parecem tristes, porque as costas são o espelho que refletem o real sentimento das pessoas, enquanto fingem felicidade em seu exterior”, justifica Takahiro.
A exposição Histórias de Ushiro, foi vista no Japão, na Europa e estará pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, nos dias 01 a 30 de abril. O coquetel de abertura da mostra acontece no dia 06 de abril, com a presença do artista, na galeria Spazio Surreale, que virá do Japão especialmente para o lançamento da exposição.
Histórias de Ushiro - Ishi Takahiro
Curador: Vagner Aniceto
Local: Galeria Spazio Surreale – Rua Coronel Caconde, 234/238, Jardim Paulista
Período da exposição: 06 a 30/04