Nos dias 16 e 22 de setembro, acontece mais uma edição do Fórum Virada Sustentável, evento que reunirá mentes inovadoras e apaixonadas pelo tema da sustentabilidade, para discutir um futuro mais consciente e resiliente para o planeta. A ação integra a ampla programação da 13ª Virada Sustentável São Paulo.
A Ocupação 9 de Julho e o espaço Unibes Cultural foram os locais selecionados para acolher os 30 painéis de discussão, apresentações artísticas e performances, além de uma feira de arte indígena e quilombola.
O Fórum Virada Sustentável é conhecido por trazer para o centro do debate temas de relevância global como formas de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também por proporcionar um ambiente estimulador para a troca de experiências, vivências e conexões que possam fortalecer o trabalho das organizações e de pessoas engajadas com a pauta da sustentabilidade.
Para o retorno presencial do Fórum, que durante a pandemia foi transmitido virtualmente, estão confirmadas as participações de nomes reconhecidos pela produção de conhecimento e atuação em seu país e também no exterior. Entres eles estão o "homem da água da Índia", Rajendra Singh, a engenheira industrial e diretora comercial da startup britânica Polymateria para a América Latina, Vanessa Spicker Pereira, o ativista ambiental e de solidariedade internacional, Martin Winiecki, o secretário de Mudanças Climática da cidade de São Paulo, Gilberto Natalini, o CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, a multiartista e comunicadora, Preta Ferreira, entre outros.
Segundo o realizador da Virada Sustentável, André Palhano, "o momento do Fórum é muito importante para nós, pois é por meio deste encontro que nos reconectamos com a essência do espírito transformador, de forma coletiva e inspiradora, encontramos novo fôlego e caminhos para pensar em um mundo mais sustentável. É a hora de repactuar nosso compromisso com o planeta e com as futuras gerações".
Ocupação 9 de Julho
A programação do dia 16 na Ocupação 9 de Julho, local símbolo da luta pelo direito de moradia digna em São Paulo, trará as mesas de discussão: Caminhos para falar sobre narrativas pretas e periféricas nos espaços de destaque ocupados por marcas, produtos e serviços no Brasil; Juventudes dentro da crise climática; Gentrificação - Racismo Ambiental e Urbanismo social: a implantação e os impactos na cidade.
Os grupos Jovens pelo Clima, Engajamundo e Clima de Mudança fazem parte desta programação.
Unibes Cultural
No espaço Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire em São Paulo, o público poderá acompanhar no dia 22, os 26 painéis que acontecerão simultaneamente em três ambientes: teatro, auditório e lounge da Unibes Cultural.
As mesas propostas para o espaço trazem assuntos como Eco-ansiedade, em painel proposto pelo Movimento LED da Globo, Educação ambiental e educação climática, tema que será conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente, Inclusão e acessibilidade: o que a ONU recomenda para os parques em áreas urbanas, discussão proposta e conduzida pela ONU Habitat, agência da ONU dedicada à promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis, entre outras.
O Fórum Virada Sustentável têm como anfitriões de algumas das mesas Sitawi e Grupo Gaia, Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Reconectta, Vida Simples, Greenpeace, Instituto DuClima e Friday's for future, Trama Afetiva, Fashion Revolution e Instituto Perifa Sustentável. VALGROUP, Nubank, FS, NOVELIS e Sabesp oferecem algumas das atividades.
Programação artística
No dia 22, no Unibes Cultural, o dia começa com a performance artística Ecologia de Paisagem, proposta pelo Museu Imaginário de História Natural, museu itinerante que transcria saberes e pesquisas científicas sobre os biomas brasileiros em exposições imersivas.
A plataforma Trama Afetiva também estará com uma intervenção artística no local: uma instalação para amplificar o sentido de economia regenerativa para além da ressignificação de resíduos têxteis.
O dia terá ainda a apresentação Os Escolhidos show acappella, um concerto de vozes sem uso de instrumentos musicais do grupo Os Escolhidos, composto por jovens imigrantes da República Democrática do Congo. O encerramento será com o espetáculo Ou 9 ou 80, da Clarín Cia. de Dança, uma apresentação que narra por meio do gênero funk e passinho, a história das 9 mortes de jovens periféricos na comunidade Paraisópolis em São Paulo, em 2019, e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, no Rio de Janeiro, no mesmo ano
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.
A Virada Sustentável São Paulo 2023 é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Gerdau, com realização Virada Sustentável e Ministério da Cultura - Governo Federal. Tem patrocínio de Nubank, Colgate, Liberty Seguros e Sabesp, copatrocínio de Ball e Novelis, e apoio das empresas Valgroup, Iconic e Electrolux Group. Além da realização em parceria com a Nações Unidas Brasil, correalização com a Prefeitura de São Paulo, e demais parceiros como Senac, Sesc, Metrô, SP Regula e Goethe Institut. Promoção e Mídia, Globo, Eletromidia e JCDecaux.
A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:
Serviço
Fórum Virada Sustentável
Data: 16/09/2023
Horário: das 10h às 18h
Local: Ocupação 9 de Julho - R. Álvaro de Carvalho, 427 - Bela Vista
Data: 22/09/2023
Horário: das 9h às 18h
Local: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2500
Inscrição Sympla: Link
Comments